Entre Luz e Fusco


Desde que comecei a fotografar, as sombras são características marcantes no meu trabalho, que me incitam à reflexão e à introspecção.

O título da série, “Entre Luz e Fusco” veio da inspiração no capítulo da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Essa série é composta de nove fotos realizadas na Acrópole de Atenas, (Grécia) que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon.
Durante a minha visita ao local, observei as sombras projetadas nas colunas gregas, causada pelos andaimes responsáveis pela restauração. Enquanto aquele ferro fundido incomodava os visitantes, para mim projetavam sombras surpreendentes. Em algumas fotos, infelizmente, consegui captar registro de vandalismo.

A expressão “Entre Luz e Fusco” incentiva o meu trabalho de pesquisa sobre os contrastes das luzes altas e baixas e da estética da luz, que reflete diretamente nos meus sentimentos. Em maio de 2011, recebi o convite do marchand Ricardo Fernandes, de inaugurar com a série “Entre Luz e Fusco” sua galeria estabelecida em Paris, França.

Lucia Adverse