Moulin Rouge


A série intitulada “Moulin Rouge”, pertence a uma fase ilusionista do meu processo criativo, é fruto da minha imaginação. É ausência e presença do real. A partir de fotos fragmentadas do Moulin Rouge, tradicional casa noturna parisiense, construí uma série de imagens surreais.

A cor foi a principal característica que motivou-me criar esse trabalho. Naquela hora da manhã, o tom azul do céu era próximo ao ciano. O vermelho do moinho fazia um grande contraste com o céu azul, originando em uma imagem constituída por duas cores complementares. Há algum tempo pesquiso sobre a força da cor no processo criativo. Essa série nasceu de vários enquadramentos do moinho que juntos se transformaram numa composição gráfica e visualmente atrativa.

A partir de diversas imagens prontas, foram selecionadas apenas 6 para essa série. Os títulos das obras estão intimamente relacionados com o Moulin Rouge, sua época e em uma delas faço uma homenagem a Henri de Toulouse Lautrec, pintor pós-impressionista, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX e assíduo frequentador da casa noturna. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários da época, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Lucia Adverse